O que é Coaching?

O que é Coaching?

Afinal, do que se trata? Qual o benefício? É o que eu preciso agora? Tire as suas dúvidas lendo este texto e, se decidir mergulhar em um processo de Coaching, entre em contato comigo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje por você.

O que é Coaching?

Uma ferramenta de desenvolvimento humano.

O que isso quer dizer?

É uma metodologia, um processo com início, meio e fim, que ajuda o indivíduo a caminhar na direção da transformação desejada. Tem algo que você quer melhorar em sua vida? A maneira como você lida com o seu tempo, ou como você se relaciona com os outros, a sua comunicação, o seu comportamento enquanto líder de uma equipe? Quer conquistar um novo espaço profissional e para isso precisa desenvolver novas competências? Quer melhorar a qualidade de vida, desenvolver novos e mais saudáveis hábitos?

Um processo de Coaching vai promover – o ambiente e a relação – ideais para que você se redescubra como um ser dotado de vontade e capacidade para concretizar o que busca.

Costumamos acreditar muito em nossas dúvidas. Soa paradoxal, mas é a realidade.

Nossa voz interna de julgamento, ansiedade, medo, proteção, costuma nos alertar continuamente sobre os possíveis perigos, insucessos, exposições, dores que poderão vir a acontecer se entrarmos em ação, se optarmos por encarar o novo. Ela é nossa companheira 24 horas. Sua função evolutiva é inegável, mas hoje, se não soubermos lidar com ela, ficamos estagnados,  porque, além dela, temos também 24 horas de exposição à violência e ao medo, se ficarmos acompanhando as informações em tempo real nas mídias.

Estamos o tempo todo alimentando o nosso sistema de defesa.

Só que, para alcançar novos e melhores resultados, precisamos nos desafiar, nos colocar em situações diferentes, não conhecidas.

O que é Coaching?

A ferramenta que vai te colocar novamente em contato com a sua coragem e disposição natural para evoluir.

Aprendemos a nos defender muito bem, demais até! Para continuar o nosso processo de desenvolvimento pessoal precisamos nos desfazer de alguns desses aprendizados e construir novos hábitos.

Em um processo de coaching você vai encontrar o apoio para encarar a possibilidade do erro, da falha – de frente – tendo como base de sustentação os seus pontos fortes, talentos, histórias pessoais de conquistas, de superação (por menores que possam parecer), exemplos de pessoas que admira, técnicas de fortalecimento pessoal desenvolvidas por diversas áreas da ciência humana, como a psicologia, a filosofia, a comunicação.

O que é Coaching?

Não é terapia. Não lida diretamente com traumas e dores psíquicas, está focado no presente e no futuro desejado, até alcança o passado, mas para buscar indicadores comportamentais que possam ser aproveitados para sinalizar crenças que talvez estejam bloqueando a sua mobilidade.

O que é Coaching?

Não é aconselhamento, nem consultoria. O profissional que exerce essa atividade não deverá fazer uma análise da sua situação atual, lançar um “diagnóstico” e passar uma lista de conselhos ou passos a serem dados, se fizer, busque outro, ou fique com ele, mas sabendo que não se trata de coaching. O objetivo do coaching é promover a sua independência, a sua autonomia, a sua autoconfiança, e quando seguimos instruções alheias, isso não acontece. Não somos os verdadeiros responsáveis por elas.

O que é Coaching?

Não é mentoria. Não se trata de uma relação em que há transferência de saber, onde alguém detentor de maior conhecimento em uma área apenas transfere conteúdo. O processo de coaching promove a autodescoberta do indivíduo para que ele possa assumir o protagonismo da sua própria vida de uma maneira satisfatória e ninguém, nunca, vai te conhecer melhor do que você mesma(o), então o poder, que vem do saber consciente, é seu.

O que é Coaching?

Faço parte da International Coach Federation (I.C.F.) a maior e mais respeitada associação de Coaches do mundo, e é assim que a ICF define o Coaching:

“Coaching é uma uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.”

É isso que você está buscando? Então entre em contato agora comigo!


Facebook: Coach Selma Rosana
Instagram: @CoachSelmaRosana 
contato@coachselmarosana.com.br

Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?