Força para Emagrecer, de onde vem?

Força para Emagrecer, de onde vem?

Desejo de muita gente, necessidade para outros que já se encontram com a saúde comprometida em função do excesso de peso, emagrecer está sempre entre os temas mais abordados em pesquisas, conversas, publicações.

Afinal, se tantos falam que querem emagrecer, buscam informações sobre o assunto, começam diversas dietas, exercícios físicos, por que tão poucos realmente conseguem? E mais, por que um número ainda menor de pessoas permanece magro e não sofre com o famoso efeito sanfona?

De onde vem a força das pessoas que conseguem emagrecer?

Faço parte do diminuto grupo de pessoas satisfeitas com o próprio corpo. Mesmo tendo encarado uma infância obesa e uma adolescência marcada pelo efeito sanfona, conquistei o corpo que queria faz tempo.

Hoje continuo na batalha diária de manter e ampliar a minha conquista. Gosto e me sinto bem dentro dele. De onde vem a minha força?

A minha força vem do foco nos resultados, nos benefícios alcançados: qualidade de vida, ausência de dor, saúde, disposição, capacidade, beleza, elogios…

É um círculo virtuoso! Depois que você experimenta não quer mais voltar a chafurdar naquilo que sabidamente não te faz bem, a não ser que você seja masoquista, eu não sou, não busco o sofrimento.

Compartilho agora com você 4 pontos que fizeram com que eu fizesse parte dessa minoria: os que conseguem a proeza de emagrecer e se manter assim.

1 – Visão de Longo Prazo

É muito comum as pessoas cuidarem melhor da saúde, do corpo, começarem dietas em função de objetivos mais imediatos: estar bem no próximo verão, caber naquela roupa especial, estar sarada para algum evento em particular…

E no resto do tempo, deixar correr, só lembrar do quanto é dependente do próprio corpo quando leva um susto, adoece, ou não consegue o desempenho esperado em algum momento de vida porque simplesmente não se cuidou.

Quando percebi que, com meus hábitos, eu estava diminuindo as possibilidades de ter uma vida longa, saudável, produtiva e de valor, que era a minha visão de longo prazo, notei que estava na hora de mudar de vez e não por vez, como vinha fazendo até então.

2 – Relação de Parceria

Passamos uma vida inteira dentro de um único corpo, precisamos cuidar dessa máquina orgânica.

Estabelecer e manter uma relação de parceria com o próprio corpo é um traço marcante em pessoas como eu. Quando finalmente me dei conta que não adiantava eu guerrear com meu corpo, mas entrar em sintonia com ele, tudo mudou! Somos e seremos um time até o último dos meus dias.

Para tirar o melhor proveito dessa relação precisei investir na descoberta e valorização dos pontos mais fortes, e nos cuidados e desenvolvimentos dos meus aspectos mais frágeis.

3 – Respeito ao Ritmo Individual

Nosso organismo é programado para acumular, é um traço evolutivo.

Por isso é preciso reprogramar o cérebro, com novos hábitos, para que ele perceba que não precisamos mais acumular tanta gordura, já podemos comer em tempos regulares, com qualidade de nutrientes, controlar a queima de energia.

Só que, cada organismo tem um ritmo muito peculiar que precisa ser conhecido e respeitado.

Segui muitas dicas e receitas, mas enquanto não comecei a observar, registrar, aprender sobre as características do meu organismo e agir, respeitando o seu ritmo, tudo o que eu conseguia era passar muita fome, emagrecer e engordar muito mais depois de um tempo.

4 – Disciplina

Não tem como se alcançar a excelência em alguma coisa sem disciplina, sem uma conduta regular, focada, determinada. Por que insistimos em achar que com nosso corpo vai ser diferente?

Para ser uma pessoa saudável, bela, forte, ativa, longeva, é preciso cuidar todo dia para que isso aconteça! E não precisa ser um sacrifício!

O mais legal é que hoje como praticamente de tudo, eliminei apenas o que realmente não gosto ou o que sei que não me faz bem porque, volto a dizer, não gosto de sofrer.

Quer conquistar e manter um corpo que te satisfaça?

Fecha o foco na qualidade de vida que quer levar, nos resultados que quer alcançar, elogios que quer ouvir, na saúde que quer ter, ou na doença que queira evitar. A força para emagrecer vem daí, o resto é disciplina…

“A disciplina é a mãe do êxito.” Ésquilo

 

Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?