Crescimento Profissional – Como crescer na carreira

Crescimento Profissional – Como crescer na carreira

 

O que é crescimento profissional para você? Qual o crescimento profissional que você deseja alcançar? O que seria preciso acontecer para você se perceber crescendo profissionalmente? Sempre solicito que responda essas perguntas a quem me procura com as seguintes queixas:

  • Estou estagnado;
  • Não tenho perspectivas de crescimento profissional;
  • Quero crescer, mas não sei como.

Saber as respostas para esses questionamentos é o primeiro passo para começar a crescer. Também é importante perceber que o desenvolvimento profissional não é progressivamente natural, principalmente hoje em dia. Ele precisa ser buscado, planejado, conquistado.

Como funciona o crescimento profissional?

Crescer é um processo que demanda esforço, investimento. Mesmo o crescimento físico do ser humano precisa ser estimulado pela ingestão correta de nutrientes, pela liberdade de movimentos, pela orientação de adultos quanto à proteção, higiene, comunicação e, fundamentalmente, pela presença do afeto.

Na sua carreira é preciso ter ainda mais atenção. Não há um código genético programado para te desenvolver aguardando apenas algum reforço para seguir o seu natural desenvolvimento.

Somos capazes de explorar a realidade, aprender, conhecer, experimentar, fazer muita coisa, mas, para isso, precisamos saber o que queremos (razão), por que queremos (emoção) e que necessidade básica estamos atendendo (instinto). Assim, ficamos mais preparados para agir.

Com as respostas à mão, você já pode dar os próximos passos:  nutrir-se com os conhecimentos necessários para alcançar seu objetivo, envolver-se afetivamente com sua meta e superar os desafios do caminho.

O que te impede de crescer profissionalmente?

Temos uma tendência natural para a economia de energia. Nosso organismo vai sempre buscar o menor esforço para qualquer ação. Desenvolvemos nossa inteligência justamente para gerar estratégias que promovam melhores resultados com um investimento menor de energia.

Não é fácil, por exemplo, convencer a si mesmo que vale a pena acordar 5 horas da manhã para estudar 30 minutos a mais todos os dias. Você deverá ter em mente com muita clareza o motivo dessa mudança e que benefício será alcançado a longo prazo. Assim terá elementos para negociar com sua natural indisposição para o esforço.

Vencida a lei do menor esforço, muitas vezes ainda existe no caminho o medo de agir. Para combatê-lo, uma das soluções que recomendo é buscar ajuda por meio de mentoria, coaching e orientação.

Por que para algumas pessoas parece ser tão fácil?

Parece, mas não é. Para eles também foi um aprendizado, uma descoberta gradual de como otimizar o próprio sistema, sabendo aonde queriam chegar, focando nos objetivos e esforçando-se para vencer a indisposição e o medo.

Você quer crescer profissionalmente, certo? Então otimize o seu sistema para ele funcionar melhor no que você escolheu fazer.

E aí tocamos em um ponto que nos diferencia: a escolha! Ou seja, não é que para alguns seja mais fácil. É que para eles já é mais claro. Eles escolheram o que queriam com a mente e o coração (inteiros) e, com disciplina, colocaram a vontade sob a direção do esforço e do foco, visando um propósito específico. Assim, o crescimento profissional vem como consequência.

Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?