Como tomar melhores decisões?

Como tomar melhores decisões?

Invista em autoconhecimento! Aprenda sobre você mesmo e, a partir desse aprendizado, faça escolhas mais conscientes e decisões melhores.  Pergunte-se sempre qual é o seu objetivo, a sua meta. O que você quer alcançar? Que história você está construindo com os seus atos? Qual opção te aproxima mais do que você deseja? Em alguns momentos não será possível, você não terá acesso a todos os dados envolvidos na questão, ou não haverá tempo suficiente para avaliar melhor.

Nesses casos muito provavelmente suas emoções e seus instintos irão prevalecer, faz parte. Mas quanto mais você se conhecer, mais pacíficas e acertadas serão as suas escolhas, inclusive aquelas em que você seguir seus instintos!

Relato abaixo um trecho de uma conversa que tive com um Coachee que pode esclarecer um pouco mais a questão: O que te move? O que tem valor para você? Normalmente nossa vida é muito marcada por isso.

  • Não entendi, quer dizer que se o dinheiro for um valor muito importante para mim ele se tornará minha vida??

Ele exercerá um papel bem significativo nas suas escolhas.

  • Mas isso é ruim? Querer ter dinheiro?

Claro que não! Ter capital traz muito conforto, qualidade de vida! A proposta aqui  é promover um levantamento dos aspectos que pesam nas suas decisões, que interferem nas suas escolhas, quais são os seus motivos, não julgar se são positivos ou negativos. Se o Dinheiro for um deles as suas escolhas terão como base o retorno financeiro envolvido na questão, a possibilidade de perda ou de ganho, o risco envolvido, ou o lucro. Por exemplo, ele será uma boa isca para pescá-lo no competitivo mercado profissional, quem sabe… Já se um valor fundamental para você for Família, ao fazer suas escolhas profissionais você vai considerar bastante o – poder ou não – ter a família por perto; como ela irá lidar com as mudanças; colégio para os filhos; distância dos pais; reuniões familiares que irá perder…

  • Mas ninguém tem como valor a Violência!

Não? Para alguns a violência é  importante sim, uma forma de expressão, associada muitas vezes ao respeito. A truculência no falar, no agir, no negociar, no comandar…

  • Tá… Mas ninguém em plena consciência vai valorizar o sofrimento.

Existem pessoas que só alcançam prazer por meio da dor…

  • Ah, não – ai é outra coisa!

Rsrsrsrsrs… É? Para alguns, quanto maior o sofrimento envolvido no processo, maior será o valor percebido no resultado. São fatores que interferem nas nossas escolhas, que moldam o nosso comportamento, as nossas buscas, o nosso movimentar.  Digamos que Liberdade é um valor muito importante para alguém que você queira contratar para a sua equipe. Essa pessoa certamente não será atraída por uma proposta de trabalho que envolva o cumprimento rigoroso de horários…

Quanto maior a consciência, o autoconhecimento, maior a responsabilidade que assumimos por nossas escolhas, mais nos dedicamos a torná-las realidade, mais energia investimos, mais comprometidos ficamos. Nossos valores costumam estruturar as nossas escolhas. São critérios considerados em tomadas de decisões. Quer transformar – em fato – um sonho? Busque saber o que te motiva a sonhar esse sonho. 🙂


contato@coachselmarosana.com.br Facebook: Coach Selma Rosana Instagram: @CoachSelmaRosana

Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?