Como ser feliz todos os dias

Como ser feliz todos os dias

Não podemos controlar tudo o que nos acontece, faz parte da vida enfrentar momentos de dor, de desafios, de medo, de tristeza, de alegria, de prazer, de amor, de terror. Precisamos conviver uns com os outros e, por mais que a gente queira, não controlamos as emoções e os comportamentos alheios. Isso já seria motivo suficiente para desequilibrar qualquer um mas, para completar, hoje ainda somos bombardeados o tempo todo com a cobrança: Você tem que ser feliz! E para isso, você precisa TER…

Em um cenário assim, não me surpreende nem um pouco o alto número de perguntas e relatos que recebo sobre “como sou infeliz”, “como ser mais feliz?”

Aponto a seguir alguns aspectos que são comuns a todos nós, que comprovadamente funcionam, e que podem te ajudar a ser feliz todos os dias:

1 – Tenha em mente – A felicidade está diretamente relacionada ao nosso estado mental, não é o ter que vai te fazer uma pessoa mais feliz, mas o SER!

Quando algo nos acontece, o que está ao nosso alcance é o controle de como reagimos. Podemos focar nas possibilidades de aprendizado que todo momento, toda experiência por nós vivida, carrega em si, seja ela de prazer ou de dor. Isto é, podemos sempre escolher jogar a luz da nossa atenção para o aspecto provocador da ocorrência, e transformá-la em um episódio de crescimento pessoal.

2 – Não acredite em todos os seus pensamentos. Duvide, principalmente dos negativos. Procure começar e encerrar o seu dia focando em aspectos positivos da sua vida: saúde, família, lar, trabalho, alimento, amigos, natureza, mais um dia de vida, um passo concretizado na direção do seu sonho, um ato de coragem… Por menor que pareça ser!

3 – Não esconda o seu lado frágil, lide com ele! Procure ajuda para lidar com dores mais profundas, com momentos que pareçam ser insuperáveis. Nós humanos, viemos programados para ajudar uns aos outros, gostamos de fazer isso, busque no seu círculo de amigos, familiares, conhecidos, contatos. Se for o caso, contrate um profissional.

4 – Use as ferramentas, não se deixe dominar por elas. Quantas vezes por dia você confere o seu celular para ver as novidades nas redes sociais?

Você já cronometrou o tempo que consome?

Já observou que sentimentos este hábito costuma despertar em você?

Normalmente desperdiçamos o nosso limitado tempo, e alimentamos sentimentos negativos, quando nos tornamos viciados em acompanhar a timeline, seja ela qual for.

5 – Invista em contatos reais. Nada substitui a interação humana na geração de aprendizados de valor. Tem montes de amigos no face, mas nenhum para um café? Invista em um curso presencial, algo que te interesse e te desafie: cozinhar, dançar, aprender uma nova língua, artesanato, circo, canto. Faça trabalho voluntário.

Abra-se para o mundo que ele te enxergará.

6 – Cuide-se!!! Em todos os aspectos: físico, mental, espiritual. Pratique exercícios, alimente-se com cuidado, nutra o seu coração, a sua alma, com informações e experiências ricas de valores humanos como a alegria, a bondade, a compaixão, a beleza, a sabedoria, a justiça, a honestidade, a retidão, o amor.

Somos tão preocupados com o nosso lado exterior, e o seu interior como anda?

Nosso comportamento reflete o que realmente somos por dentro. Você pode até viver um personagem diferente por um certo tempo, mas isso não passa despercebido pelas pessoas ao seu redor, não duvide. A incoerência transborda nos atos! E, garanto, um dia você vai somatizar esse esforço que faz para ser quem não é. Quer desenvolver uma patologia, uma doença, desrespeite a sua essência.

7 – Leve a felicidade em você, com você, para você. Não tem gente que leva a reclamação aonde vai? A inveja, a ira, o egocentrismo, a pobreza de espírito? Pois é, podemos levar também a alegria, a bondade, a compaixão, a felicidade, basta colocar a vontade, aquilo que só nós humanos possuímos, para funcionar.

Você quer ser mais feliz?

Exerça a sua vontade com disciplina todos os dias: cultive a felicidade! 

Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?