Como diminuir a ansiedade?

Como diminuir a ansiedade?

Respire!! 

  • Como assim, se eu não estivesse respirando eu já estava morta!!

Respire oxigenando…                             

Você já tem a sua disposição um mecanismo excelente para diminuir a ansiedade

A Respiração! Diminuir gradativamente o ritmo da inspiração e da expiração, afeta diretamente o ritmo cardíaco e deflagra toda uma série de reações metabólicas que tendem a desconstruir o quadro típico dos sintomas do stress. E ao retomar o controle da sua respiração você acalma a sua mente, enviando ao seu cérebro a mensagem de que você está tranquilo – não precisa nem lutar, nem fugir – que são as opções naturalmente disparadas pelo nosso organismo em situações estressantes.

Respire fundo algumas vezes quando sentir que está nervoso(a), e transforme gradualmente a sua respiração no melhor, mais efetivo e barato remédio para lidar com a ansiedade. Além de oxigenar o corpo e acalmar a mente, prestar atenção ao ritmo da sua respiração – acompanhar atentamente por alguns minutos esse processo fundamental para nossa existência – é uma ótima maneira de trazer a sua mente para o momento presente, e focar no que realmente importa.

Ao diminuir as viagens mentais para o passado ou futuro, que costumam nos distrair tanto da realidade atual, permitimos que a nossa mente tenha informações suficientes para lidar com o presente de uma maneira mais consciente e sábia, já que ela passa a receber os dados atualizados e não precisa funcionar tanto no automático porque o piloto – nós –  não estamos divagando, viajando no tempo…

Pequenas mudanças de hábitos produzem diferenças significativas em sua qualidade de vida, e uma dessas mudanças é reaprender a respirar. Respirar de preferência utilizando o diafragma, como você fazia quando era criança. Saiba como!!

Comece a exercitar!

Sente-se confortavelmente, de preferência em um local mais tranquilo, feche os olhos e concentre sua atenção em sua respiração durante um certo período de tempo, perceba a velocidade, o ritmo, os movimentos do seu corpo durante o processo, os sons produzidos…

Você tem 24 horas para escolher o melhor momento, experimente! Repita no dia seguinte o mesmo procedimento. Você vai ficar menos ansiosa(o),  mais consciente, vai agir com mais sabedoria, e ainda vai aprender um pouco mais sobre o seu próprio funcionamento.  🙂


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Quem sou!

Um ser que gosta muito do humano, que busca aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas e que tem força para mexer com gente: Psicologia, Comunicação, Marketing, Coaching.

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